A Plataforma Connected Smart Cities em parceria com a Neurônio realiza desde 2015 o Prêmio Connected Smart Cities com o objetivo de contribuir com a missão da plataforma: promover a discussão, a troca de informações e a difusão de ideias entre governo, empresas e organizações da sociedade civil, focando no atendimento das necessidades do cidadão consciente, contribuindo para que as cidades brasileiras possam se tornar mais inteligentes e conectadas.
- Inscrições
- Finalistas 2024
- Participantes e Categorias
- Regulamento
- Julgamento
- Premiação
- Cronograma
- Dúvidas
- Última Edição
Inscrições
Obrigado por seu interesse! As inscrições para o Prêmio Connected Smart Cities estão encerradas.
Caso queira fazer parte de nossa rede e receber outras oportunidades, acesse:
Conheça os finalistas da 10ª Edição do Prêmio Connected Smart Cities:
CATEGORIA NEGÓCIOS PRÉ-OPERACIONAIS
Luckie Tech
Instituição Responsável: Luckie Tech
São José dos Campos / SP
Um dispositivo tipo band-aid é aplicado na axila do paciente e envia sinais vitais para um app dos pais, um app dos médicos e um dashboard no hospital. O dashboard mostra os sinais vitais e a localização dos pacientes.
Mobway – Plataforma de big data de veículos conectados
Instituição Responsável: Mobway
Florianópolis / SC
A Mobway é uma concessionária de dados de veículos conectados, gerenciando monetização e suporte de integrações com seguros e gestão de frota. Coleta dados diretamente dos bancos de dados das montadoras via API, sem hardware adicional, com compliance e escalabilidade.
Produção de adubo orgânico e aterro zero
Instituição Responsável: DMB Tratamento de Efluentes e Resíduos
Londrina / PR
Negócio que consiste na coleta e tratamento de resíduos sólidos orgânicos não perigosos por compostagem. Em vez de aterros, seus clientes enviam os resíduos para eles, que misturam com grama e podas. Em 90 dias, o resíduo vira adubo orgânico de alta qualidade, promovendo uma agricultura sustentável e fechando o ciclo da economia circular.
Smart Cities
Instituição Responsável: Dyona
Brasília / DF
O negócio da Dyona em cidades inteligentes envolve criar e manter um ecossistema para IoT e licenciar tecnologia para dispositivos eletrônicos. Estamos avançando para TRL7 com tecnologia de telecomunicação em malha para smartgrids, em parceria com Iguá Saneamento e Grupo AVS. A PoC inclui hidrômetros com telemetria integrada, permitindo leitura remota e mapeamento de perdas de forma fácil e eficiente, com ROI excelente e implementação simples via SaaS e API.
Square City
Instituição Responsável: Square City Inova Simples
Brasília / DF
A Square City é uma plataforma de gamificação que engaja cidadãos com caça ao tesouro e pitstops pelo app móvel. Tesouros são ofertas de empresas locais e pitstops são locais sustentáveis com recompensas. Incentiva a exploração da cidade, interações comunitárias e práticas ecológicas.
CATEGORIA NEGÓCIOS EM OPERAÇÃO
Dara: Inteligência Artificial para cidades inteligentes e gestões eficientes
Instituição Responsável: IPM Sistemas
Florianópolis / SC
Dara é um ecossistema de IA que otimiza a gestão urbana e o acesso a serviços públicos. Para cidadãos, é uma Assistente Virtual que facilita o acesso e a resolução de demandas. Para governos, atua como copiloto, integrando dados, automatizando processos e guiando decisões preditivas.
Ecossistema de Mobilidade Elétrica
Instituição Responsável: Mileto Tech Motors
Porto Alegre / RS
A Mileto oferece soluções sustentáveis de mobilidade urbana com locação e venda de veículos elétricos por meio de um app. Com planos de locação, venda de peças 3D e gestão de frotas, a empresa expande suas operações em RJ e SP, focando em inovação e experiência figital para os clientes.
Hub ITS
Instituição Responsável: UniQ Hub
Sorocaba / SP
As plataformas da UniQ otimizam a gestão do transporte urbano, unificando até 16 sistemas em uma única tela. O Hub ITS integra câmeras, sistema de som, painéis informativos e telemática, garantindo monitoramento em tempo real, acessibilidade, segurança e eficiência operacional para passageiros e veículos.
Jovens Gênios
Instituição Responsável: Jovens Gênios
Rio de Janeiro / RJ
A Jovens Gênios oferece soluções digitais de aprendizagem que utilizam IA e gamificação para personalizar a educação, mantendo os alunos engajados. Com parcerias em escolas, suas plataformas monitoram e avaliam o desempenho, adaptando-se às necessidades individuais e promovendo intervenções educacionais.
Place
Instituição Responsável: Place
Porto Alegre / RS
A plataforma é um mundo virtual que simula uma cidade digitalmente, permitindo aos usuários acessar informações sobre legislação, estimativas financeiras e visualizações 3D de terrenos. Com camadas de dados urbanos, mercado e um chat de IA, facilita a análise detalhada de imóveis e regiões.
Participantes e Categorias
O Prêmio aceita a participação de qualquer pessoa jurídica – de direito público ou privado – com sede no Brasil, que apresente um negócio inovador (um produto ou serviço) que contribua com a resolução de problemas das cidades, de maneira a torná-las inteligentes. Não há limite de inscrições por empresa.
São duas categorias:
Negócios Pré-OperacionaisVoltada para aqueles produtos ou serviços que ainda não atingiram o break even, ou seja, estão sendo financiados por investimentos e não pelo resultado das receitas e lucros gerados. Ainda estão na fase de desenvolvimento, teste de mercado, desenvolvimento de ações de marketing e comunicação, entre outras etapas consideradas pré-operacionais. Não estão inteiramente disponíveis no mercado. |
|
|
|
Negócios OperacionaisVoltada para produtos ou serviços que já tenham gerado receita para suas empresas e que estão plenamente disponíveis no mercado. |
A Comissão Organizadora poderá, a qualquer momento da competição, alterar a categoria do negócio participante, caso julgue que ele foi indicado em categoria errada.
Não é permitida a participação de:
- Pessoas jurídicas, que tenham em seu quadro societário ou de empregados integrantes da Comissão Organizadora, da banca de julgamento, funcionários da Necta, da Neurônio e da Urban Systems, bem como seus respectivos familiares (até em segundo grau).
- Negócios já vencedores em edições anteriores, independentemente da categoria na qual venceu.
Para participar, recomendamos que leia atentamente o Regulamento, documento que apresenta detalhadamente todas as regras do Prêmio Connected Smart Cities.
Julgamento
Os negócios serão avaliados ao longo do concurso, levando em consideração os seguintes critérios:
- Adequação à temática e aos objetivos do Prêmio;
- Contribuição para tornar as cidades mais inteligentes;
- Contribuição para a solução de problemas das cidades;
- Inovação e Criatividade da ideia central do negócio;
- Percepção de benefício para o cliente;
- Impactos (ambientais, sociais e econômicos) nos mercados de atuação;
- Viabilidade de implementação (financeira, humana, cultural, tecnológica);
- Potencial de mercado;
- Perfil do empreendedor e Experiência da equipe.
- Resultados.
Etapas de Julgamento
O julgamento dos programas se dará em três etapas:
1ª Etapa – Triagem
Fase em que os negócios serão analisados tendo em vista a adequação aos aspectos formais do regulamento.
2ª Etapa – Comitê de Avaliação
Os negócios aptos a continuarem no concurso serão avaliados por uma banca formada por especialistas de mercado, empreendedores, acadêmicos, pesquisadores, e será responsável por definir os 5 melhores negócios de cada categoria, que serão considerados como finalistas do Prêmio.
3ª Etapa – Apresentação
Esta etapa acontecerá exclusivamente durante o evento nacional Connected Smart Cities. Durante ela, os finalistas terão 5 minutos para apresentar seus negócios aos participantes do evento e julgadores, que elegerão, baseados nos critérios, os três melhores de cada categoria.
Premiação
FINALISTAS
Acesso presencial ao Connected Smart Cities & Mobility, que acontece de 03 e 04 de setembro de 2024, em São Paulo.
VENCEDORES
Os Negócios mais bem colocados em cada uma das categorias recebem:
1º Lugar
iPad Apple 10,2’’ 8ª Geração (Wi-fi), 32GB ou semelhante, Resolução 2160 x 1620 pixels a 264 ppp, com Bluetooth, Câmera Traseira de 8MP e Câmera Frontal de 1.2MP, Sistema Operacional IOS, ou semelhante.
2º Lugar
Kindle 10a. geração com bateria de longa duração, com 6 polegadas, resolução com 167 PPI, 8 GB de Armazenamento e wi-fi, ou semelhante.
3º Lugar
Echo Dot (4ª geração) com 1 alto-falante de 1,6″ com direcionamento frontal e Saída de áudio de 3,5 mm, ou semelhante.
Cronograma
Período de Inscrições: de 08 de abril a 27 de maio de 2024 INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 17 DE JUNHO DE 2024
Julgamento: Junho a Agosto de 2024
Divulgação dos Finalistas: Agosto de 2024
Apresentação: 03 ou 04 de Setembro de 2024
Divulgação dos Premiados: 03 ou 04 de Setembro de 2024
Dúvidas
QUEM PODE PARTICIPAR?
O Prêmio aceita a participação de qualquer pessoa jurídica com sede no Brasil, que apresente um negócio inovador (produto ou serviço) que contribua com a resolução de problemas das cidades, de maneira a torná-las inteligentes.
QUEM NÃO PODE PARTICIPAR?
- Pessoas jurídicas que tenham em seu quadro societário ou de empregados integrantes da Comissão Organizadora, da banca de julgamento, funcionários da Necta ou da Neurônio, bem como seus respectivos familiares (até em segundo grau).
- Negócios já vencedores em edições anteriores, independentemente da categoria na qual venceu.
HÁ LIMITE DE PARTICIPAÇÃO POR EMPRESA?
Não há limite de inscrições por empresa. Ela pode inscrever quantos negócios desejar, independentemente da categoria. No entanto, uma mesma empresa não pode ser finalista com dois negócios diferentes
QUAIS SÃO AS CATEGORIAS DO PRÊMIO?
Negócios Pré-Operacionais
Aqueles que ainda não atingiram o break even, ou seja, estão sendo financiados por investimentos e não pelo resultado das receitas e lucros gerados. Ainda estão na fase de desenvolvimento do produto, teste de mercado, desenvolvimento de ações de marketing e comunicação, entre outras etapas consideradas pré-operacionais. Não estão inteiramente disponíveis no mercado.
Negócios em Operação
Produtos ou serviços que já tenham gerado receita para suas empresas e que estão plenamente disponíveis no mercado.
QUAIS SÃO AS REGRAS DO PRÊMIO?
Acesse o link REGULAMENTO e conheça todas as regras da 10ª Edição do Prêmio Connected Smart Cities.
EDIÇÃO ANTERIOR
Conheça os vencedores e finalistas da 9ª Edição do Prêmio Connected Smart Cities:
CATEGORIA NEGÓCIOS PRÉ-OPERACIONAIS
🥇 PRIMEIRO COLOCADO
naPorta
Instituição Responsável: naPorta
https://naporta.digital/
Barueri / SP
🥈 SEGUNDO COLOCADO
Bioreset
Instituição Responsável: Bioreset
https://www.bioreset.com.br/
Jacareí / SP
🥉 TERCEIRO COLOCADO
Octa.Rio – Monitor de Alagamentos
Instituição Responsável: Octa City Soluções
www.octacity.org
Niterói / RJ
DEMAIS FINALISTAS
Bioreset
Instituição Responsável: Bioreset
https://www.bioreset.com.br/
Jacareí / SP
EITA! Recife – Soluções de fomento à inovação Aberta
Instituição Responsável: EMPREL – Empresa Municipal De Informática
https://www.emprel.gov.br/
Recife / PE
CATEGORIA NEGÓCIOS EM OPERAÇÃO
🥇 PRIMEIRO COLOCADO
Eco Circuito – Biodigestor ECO-PRO
Instituição Responsável: Eco Circuito
https://ecocircuito.com.br/
São Paulo / SP
🥈 SEGUNDO COLOCADO
Cittamobi
Instituição Responsável: Cittamobi
https://www.cittamobi.com.br/home/
São Paulo / SP
🥉 TERCEIRO COLOCADO
UpCities
Instituição Responsável: Upcities
https://upcitiesgovtech.com.br/
Vitória / ES
DEMAIS FINALISTAS
Arbolink
Instituição Responsável: Propark Paisagismo e Ambiente
http://propark.com.br/
Piracicaba / SP
SOLOS
Instituição Responsável: SOLOS
http://www.alimentesolos.com.br
Salvador / BA